sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Enem ajuda nas Faculdades? Saiba Mais!



Dos quase 1,6 milhão alunos que ingressam nas universidades brasileiras, em média, cerca de 15% conseguiram o acesso pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dados são do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

EXAME AVALIA ENSINO MÉDIO

O Enem foi criado em 1998, como uma ferramenta do Ministério da Educação (MEC) para avaliação do desempenho dos alunos do ensino médio. Porem, nos últimos anos, muitas universidades brasileiras passaram a utilizar o Enem para o acesso dos estudantes às universidades em substituição aos vestibulares tradicionais. 



Esta mudança, de acordo com muitas instituições de ensino, vem acontecendo porque o Enem seria uma modalidade seleção mais democrática. O Enem oferece ainda a vantagem de o estudante ter direito de concorrer às bolsas do ProUni, que é o Programa Universidade para Todos.

Os alunos que participarem do Enem também podem solicitar o Fies, Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal. O Enem tem mais de 4,5 milhões de alunos inscritos em quase 1,7 mil cidades brasileiras. As provas são realizadas uma vez por ano, com dois dias de duração. O exame contém 180 questões objetivas e uma questão de redação. As provas do Enem devem ser realizadas duas vezes ao ano a partir de 2013.

ENEM PODE SUBSTITUIR VESTIBULAR

O Ministério da Educação sinaliza para o Enem seja a modalidade de acesso ao ensino superior em 55 universidades federais, em substituição à forma de ingresso atual que é por meio de exames vestibulares. A proposta do MEC é de que os alunos façam os exames nos estados onde vivem.
A escolha do curso e da universidade seria através da da nota obtida pelo estudante no exame. 


Desta maneira, o aluno teria a chance de entrar em diversas faculdades sem a necessidade de fazer um vestibular específico em cada instituição de ensino. No entanto, o projeto de substituição do vestibular ainda não foi implantado em todas as universidades federais. Das 55 instituições, 22 adotaram o Enem e 14 universidades fizeram o processo seletivo mesclado com Enem e vestibular tradicional. Nove universidades decidiram pela não utilização da nota do Enem. 

As outras dez instituições restantes ainda estudam a melhor maneira de realizar seus processos seletivos. O Enem tem como objetivo avaliar o aluno diversos aspectos. O domínio da língua portuguesa em um dos principais quesitos. O aluno também é avaliado em sua capacidade de aplicar conceitos para compreender assuntos como fenômenos da natureza, processos históricos e geográficos, entre várias outras habilidades a serem avaliadas.

Estas e outras notícias, você pode encontrar no Sem Parar, veja o site e suas redes sociais para uma melhor informação sobre os territórios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário